Ouvindo...

Lula faz sua 4ª viagem internacional no ano e embarca para a França nesta terça

Na Europa, o petista terá encontros com o presidente francês, Emmanuel Macron, e receberá homenagens

O presidente Lula (dir.) e o presidente francês, Emmanuel Macron (esq.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na noite desta terça-feira (3) para a França, onde fará uma visita de Estado entre os dias 4 e 9 de junho. Essa será a quarta viagem internacional do petista neste ano.

Na Europa, Lula terá encontros com o presidente francês, Emmanuel Macron, assinará acordos e receberá homenagens. Durante os 6 dias de viagem, ele passará pelas cidades de Paris, Toulon e Nice.

O primeiro compromisso do presidente brasileiro será na capital francesa, onde participa da cerimônia oficial de chegada ao Pátio de Honra da Esplanada dos Inválidos, local que sedia solenidades militares.

Na sequência, o chefe de Estado brasileiro será recebido por Macron no Palácio do Eliseu, sede do governo francês. Na ocasião, além de uma reunião entre as delegações dos dois países, também haverá a assinatura de acordos e declarações à imprensa.

Leia também

Em Paris, Lula participa ainda do Fórum Econômico Brasil-França, na sexta-feira (6). O evento reunirá autoridades e líderes empresariais de ambos os países para debater temas como transição energética, inovação, infraestrutura e oportunidades de negócios e investimentos.

No dia seguinte, o petista segue para Toulon, no sul da França, onde visita a base naval da marinha francesa ao lado de Macron. De lá, Lula vai a Mônaco para participar, no domingo (8), de um evento sobre a conservação dos oceanos.

O tema também é pauta da 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que acontece em Nice, no dia 9, o último compromisso do presidente antes de retornar ao Brasil.

HOMENAGENS

Lula também receberá o título de doutor honoris causa na Universidade de Paris 8 e uma homenagem na Academia Francesa, instituição equivalente à Academia Brasileira de Letras e que agraciou apenas 19 chefes de Estado em seus quase 400 anos. O único brasileiro da lista foi Dom Pedro II, em 1872.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.