Em resposta a decisão do STF sobre Zambelli, oposição vai tentar votar PEC que restringe decisões monocráticas

Supremo derrubou votação que salvou a deputada bolsonarista da cassação

Deputada Carla Zambelli (PL-SP) prestará depoimento à Polícia Federal (PF) na segunda-feira

A resposta da oposição à decisão de Alexandre de Moraes que anulou a votação da Câmara que salvaria Carla Zambelli da cassação será investir na votação da PEC que restringe as decisões Monocráticas do Supremo Tribunal Federal. O texto passou no Senado e está parado na Câmara dos Deputados.

PECs
Segundo lideranças da direita, como o deputado federal Domingos Sávio (PL), o presidente da Casa, Hugo Motta, já foi acionado com o pedido de que a votação seja imediata. Outras propostas também podem ser retomadas como a PEC, de autoria do próprio Domingos, que já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e anula decisões do STF que sejam consideradas inconstitucionais na leitura do parlamento.

Ramagem
A decisão de Moraes causou indignação, principalmente na base do ex-presidente Jair Bolsonaro, e retoma mais um capítulo da guerra entre parte do parlamento com Supremo Tribunal Federal. A decisão de Moraes sobre Zambelli já antecipa o que deve acontecer com Alexandre Ramagem, deputado federal condenado com Bolsonaro no processo de tentativa de golpe e que o Partido Liberal também vai tentar salvar.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...