Prefeito descarta estender Catraca Livre a outros dias da semana

Programa custa R$ 40 milhões por ano e oferece viagens gratuitas em toda a rede municipal aos domingos e feriados

Anúncio do Catraca Livre e do Madrugão - programa de retorno das linhas de ônibus noturnas - foi feito na PBH com a presença de vários vereadores

O prefeito reafirmou nesta quinta-feira (11) que o programa Catraca Livre, que garante gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados, não será ampliado para outros dias da semana. Segundo ele, qualquer mudança precisa considerar responsabilidade fiscal, previsibilidade e clareza com a população.

“Em princípio é para atender as pessoas aos domingos e feriados, para não criar expectativa. Isso pode acontecer, aquilo pode acontecer, tudo pode ser feito dentro da possibilidade e responsabilidade principalmente. E responsabilidade, nós temos que ter responsabilidade para fazer um anúncio desse”, afirmou.

O chefe do Executivo reforçou que não há previsão de inclusão de sábados, sextas ou outros dias no benefício. “Eu não posso criar expectativa na pessoa que vai ser feito também aos sábados, na sexta. Não. Eu tenho que falar para as pessoas o que eu estou fazendo. O que a gente pode fazer, a gente vai trabalhar para no momento certo anunciar para as pessoas. Para não criar uma falsa expectativa. Qual o sentido? Não, não tem expansão, ele é domingo e feriado. O projeto é esse, domingo e feriado”, disse.

Custos e funcionamento

Criado com o objetivo de estimular o lazer, reduzir desigualdades e facilitar o deslocamento da população em dias de menor movimento, o Catraca Livre tem custo anual estimado em R$ 40 milhões, valor bancado integralmente pela Prefeitura.

De acordo com prefeitura, o programa busca favorecer principalmente famílias de baixa renda, ampliando o acesso a parques, praças, centros culturais, hospitais e áreas de convivência da cidade. O prefeito destacou que qualquer expansão do benefício exigiria novos cálculos financeiros e estudos de impacto, o que, por ora, não está previsto. “Não tem expansão, é domingo e feriado. O projeto é esse, domingo e feriado”, pontuou.

Leia também

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.

Ouvindo...