O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta quinta-feira (11), durante agenda em Belo Horizonte, repasse de recursos diretos para a prefeitura da capital com objetivo de contratação de mais cirurgias, exames e manutenção de ações na área da saúde. São cerca de R$ 60 milhões a mais no orçamento encaminhado pelo governo federal, segundo o ministro.
“Além disso, a Santa Casa de Belo Horizonte aderiu ao programa ‘Agora Tem Especialistas’ fazendo com que possa trazer mais R$ 10 milhões em cirurgias e exames para o Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte e em troca ela ganha um crédito para pagamento de impostos”, explicou Padilha.
Ainda haverá, no próximo dia 13, um grande mutirão nacional de cirurgias eletivas e exames em todo o país, com participação de todos os grandes hospitais federais no país, inclusive o Hospital das Clínicas, na capital mineira, que deve ser um dos que mais fará ações no dia.
A Santa Casa também participará do mutirão. A expectativa do governo federal é de que haja mais de 30 mil cirurgias realizadas em um dia em todo o Brasil.
Também nesta quinta-feira, o governo federal, representado por ministros de Estado e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), inaugurou o Centro de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores, pela manhã, em Itabira, na região Central de Minas Gerais.