Belo Horizonte
Itatiaia

Acordo entre base e oposição prevê unificação de blocos atendidos pela Copasa e Copanor

A mudança no texto abre espaço para que, caso a Copasa seja privatizada, compradores tenham que assumir também os municípios atendidos pela Copanor

Por e 
Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (10)
Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (10) • Elizabete Guimarães / ALMG

A oposição de Romeu Zema (Novo) conseguiu costurar uma emenda com a base do governador que unifica o bloco de municípios atendidos pela Copasa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e grandes cidades no interior de Minas, ao bloco da Copanor, responsável por atender os municípios do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri, que necessitam da maior parte dos investimentos em saneamento básico.

A emenda coletiva agrega a gestão do saneamento no âmbito do Projeto de Lei 3.379 de 2025, encaminhado pelo governo do estado, que projeta ajustes na agência reguladora do setor, a Arsae.

A mudança no texto abre espaço para que, caso a Copasa seja privatizada, compradores tenham que assumir também os municípios atendidos pela Copanor. Com isso, municípios mais ricos e aqueles mais necessitados teriam que ser atendidos obrigatoriamente em um processo de desestatização.

O deputado de oposição Doutor Jean Freire (PT) afirma que a emenda coletiva é a garantia de um subsídio cruzado para as regiões do Jequitinhonha e do Mucuri, que são as que menos se desenvolvem. “A partir do momento que nós perdemos na defesa das empresas públicas e do referendo, a gente tenta diminuir danos”, definiu o parlamentar.

Por

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.

Por

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.