Ouvindo...

Adesão de Minas ao Propag pode ser votada em 1⁠º turno pela ALMG nesta quarta-feira

Texto-base recebeu sinalização positiva das Comissões de Administração Pública e Fiscalização Financeira e Orçamentária na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (27)

Os deputados Beatriz Cerqueira (PT), Charles Santos (Republicanos) e Adalclever Lopes (PSD).

Os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) poderão votar, nesta quarta-feira (28), em plenário, o projeto de lei que autoriza a saída do Estado do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a adesão ao Programa de Pagamento Pleno da Dívida dos Estados (Propag).

O texto-base avançou nas comissões de Administração Pública (APU) e de Fiscalização Financeira e Orçamentária nesta terça (27).

Outros projetos que já começaram a tramitar na Casa, passando pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na segunda-feira (26) — como o que viabiliza a federalização da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemig) e da Companhia de Desenvolvimento (Codemge) — ainda devem ser ajustados antes de irem à votação.

Leia também

O texto que irá ao plenário, no entanto, terá uma mudança. A proposta do deputado Sargento Rodrigues (PL), acatada pelo relator da APU, Charles Santos (Republicanos), retira do Executivo a prerrogativa de escolher as áreas de investimento nas quais o saldo devedor será aplicado.

O documento original, enviado à Assembleia pelo governador Romeu Zema (Novo), garantia ao Estado a “discricionariedade de decisão relativa às opções de investimento”.

O parecer do relator foi aprovado por unanimidade pela Comissão. No entanto, 11 emendas apresentadas pelos deputados Lucas Lasmar (Rede), Ana Paula Siqueira (Rede), Andréia de Jesus (PT) e Sargento Rodrigues foram barradas pelos parlamentares.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.