Ouvindo...

Zema faz consulta a Haddad sobre proposta para federalizar Codemig

Governador enviou um ofício consulta ao Ministério da Fazenda sobre a desestatização da Codemig

Governador Romeu Zema enviou ao Ministério da Fazenda uma consulta sobre federalização da Codemig

O governador Romeu Zema (Novo) enviou ao ministro Fernando Haddad, da Fazenda, um ofício de consulta para saber se o governo federal aprovaria a proposta de desestatização da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, a Codemig.

A ideia debatida por deputados mineiros na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prevê que a federalização da empresa mineira seria uma alternativa para o plano de Recuperação Fiscal de Minas. Os deputados mineiros propõem a hipótese de federalização da empresa, com abatimento de valor no estoque da dívida do Estado.

O documento faz uma consulta ao ministério quanto à proposição que consta no PL 284/2013, em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerias.

A proposta prevê a desestatização da Codemig que irá gerar receitas acima de R$ 20 bilhões que poderão ser utilizados no estoque da dívida.

Veja mais: Técnicos da Fazenda vão analisar possível pedido de Zema por federalização da Codemig

Caso o Governo Federal tenha interesse em federalizar a Companhia com o abatimento dos débitos de acordo com o valor de mercado da Codemig, o Estado está aberto para seguir com a operação.

O Executivo Estadual aguarda agora uma resposta célere do Ministério da Fazenda para seguir com as projeções fiscais que irão permitir que Minas siga na busca pela previsibilidade e equilíbrio das contas públicas.

Codemig

A companhia é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta, organizada sob a forma de sociedade por ações, tendo como acionistas a Codemge (51%) e o Estado (49%). Atualmente, dedica-se prioritariamente à exploração do nióbio, por meio de parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.