Ouvindo...

Zema transforma Lula em ‘bebê reborn’ nas redes sociais para criticar governo federal

Com uso de trends e inteligência artificial, o governador tem usado a internet para reforçar a oposição ao governo do presidente Lula

O governador publicou a montagem em seu perfil nas redes sociais.

O governador Romeu Zema (Novo) usou as redes sociais para ironizar um assunto que se tornou viral nos últimos dias: os bebês reborn. Em uma publicação, ele aparece em uma montagem segurando uma criança com o rosto do presidente Lula (PT).

No texto, ele afirma que está vendendo um bebê reborn chamado “governo Lula": “Custa caro, apertou faz caquinha, mas finge ser fofo.”

Leia também

Na legenda, Zema escreveu: “Alguém quer adotar? Vive no passado e pesa no bolso.”

O governador tem utilizado as redes sociais para intensificar as críticas aos governos petistas.

Desde que foi eleito governador pela primeira vez, em 2018, e reeleito em 2022, Zema coleciona desavenças com integrantes do governo federal.

Entre os nomes, além do próprio presidente, estão: a primeira-dama, Janja Lula da Silva; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); o dos Transportes, Renan Filho (MDB); e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT).

Investindo em postagens nas redes, Zema já utilizou “bonecos” para representar o presidente Lula, Janja, Haddad e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), em uma trend que utiliza inteligência artificial para criar personagens com acessórios.

“O governo do PT é uma brincadeira de mau gosto. Ou a gente se vira contra isso, ou eles seguirão rindo da nossa cara”, escreveu Zema na legenda que acompanha uma imagem com os personagens nomeados como “Lule”, “Esbanja” e “Taxxad”.

Uma das peças, também compartilhada por ele, inclui um vídeo em que Zema aparece comendo uma banana com casca para “economizar”, em crítica ao preço dos alimentos durante a gestão petista.

No início deste mês, o PT entrou com uma ação contra o governador por danos morais, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF). A sigla argumenta que, através da internet, Zema acusou o partido de ser um dos responsáveis pelas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pedindo uma indenização no valor de R$ 30 mil.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.
Editor de Política. Formado em jornalismo pela Newton Paiva e pós-graduado em comunicação empresarial pela Universidad de Barcelona (ESP). Já trabalhou no Lance!, no Diários Associados e em O Tempo.