Ouvindo...

Zema transforma Lula em ‘bebê reborn’ nas redes sociais para criticar governo federal

Com uso de trends e inteligência artificial, o governador tem usado a internet para reforçar a oposição ao governo do presidente Lula

O governador publicou a montagem em seu perfil nas redes sociais.

O governador Romeu Zema (Novo) usou as redes sociais para ironizar um assunto que se tornou viral nos últimos dias: os bebês reborn. Em uma publicação, ele aparece em uma montagem segurando uma criança com o rosto do presidente Lula (PT).

No texto, ele afirma que está vendendo um bebê reborn chamado “governo Lula": “Custa caro, apertou faz caquinha, mas finge ser fofo.”

Leia também

Na legenda, Zema escreveu: “Alguém quer adotar? Vive no passado e pesa no bolso.”

O governador tem utilizado as redes sociais para intensificar as críticas aos governos petistas.

Desde que foi eleito governador pela primeira vez, em 2018, e reeleito em 2022, Zema coleciona desavenças com integrantes do governo federal.

Entre os nomes, além do próprio presidente, estão: a primeira-dama, Janja Lula da Silva; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); o dos Transportes, Renan Filho (MDB); e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT).

Investindo em postagens nas redes, Zema já utilizou “bonecos” para representar o presidente Lula, Janja, Haddad e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), em uma trend que utiliza inteligência artificial para criar personagens com acessórios.

“O governo do PT é uma brincadeira de mau gosto. Ou a gente se vira contra isso, ou eles seguirão rindo da nossa cara”, escreveu Zema na legenda que acompanha uma imagem com os personagens nomeados como “Lule”, “Esbanja” e “Taxxad”.

Uma das peças, também compartilhada por ele, inclui um vídeo em que Zema aparece comendo uma banana com casca para “economizar”, em crítica ao preço dos alimentos durante a gestão petista.

No início deste mês, o PT entrou com uma ação contra o governador por danos morais, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF). A sigla argumenta que, através da internet, Zema acusou o partido de ser um dos responsáveis pelas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pedindo uma indenização no valor de R$ 30 mil.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Editor de Política. Formado em jornalismo pela Newton Paiva e pós-graduado em comunicação empresarial pela Universidad de Barcelona (ESP). Já trabalhou no Lance!, no Diários Associados e em O Tempo.