Ouvindo...

Lula e Zema voltam a trocar farpas em visita à Gerdau; presidente desafia o governador

Zema disse que Lula faz recorte do passado e quer se distanciar dos problemas do governo Dilma

Os dois participaram de um evento da Gerdau em Ouro Preto, nesta terça-feira.

O presidente Lula (PT) provocou, mais uma vez, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Os dois cumpriram agendas em comum nesta terça-feira (11), em Betim e Ouro Branco.

Zema, que discursou antes, voltou a dizer que assumiu a gestão em 2019 com o estado “falido” e com “grandes dificuldades”. O antecessor do governador foi Fernando Pimentel (PT).

Em resposta à provocação, Lula disse que pode olhar “na cara” de Zema e afirmar que é o chefe do Executivo que “mais investiu em Minas Gerais”, e desafiou o governador a comparar os números com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Ele [Zema] governou quatro anos com o Bolsonaro. No próximo discurso que eu estiver, quero que ele traga para mim quanto é que o Bolsonaro colocou no estado para que a gente saiba”, declarou.

O petista continuou dizendo que “gosta” do governador e que, por ser republicano, respeita todos que foram eleitos. “Eu não quero saber que partido é o governador. Eu quero saber se ele é governador. Ele foi votado, ele foi eleito, então ele tem que ser respeitado. É assim que eu trato as pessoas e por isso, enquanto eu for presidente, ele vai ser bem tratado”, afirmou.

O governador se disse “surpreso” com as falas do presidente. Ele alega que Lula citou o ciclo de encerramento do PT em 2010. “Parece que esses anos de 2011 a 2016 não querem ser mencionados pelo presidente, que está lá em Brasília, é sempre bom relembrar o passado, que pode ensinar muito. Me causa né essa estranheza, será que ele mudou de partido? Será que a sucessora dele não deu continuidade ao que ele fez? Parece que estão querendo apagar o passado, reescrevê-lo”, disse.

Esse é o segundo “embate” do dia protagonizado pelos dois. O mais cedo foi em Betim, na Grande BH, quando Lula respondeu Zema questionando se o mineiro se lembrava de bons resultados econômicos do país antes de seu governo.

Leia também

Crítica de Ministro

Uma comitiva de ministros acompanhou a agenda do presidente em Minas Gerais, incluindo Alexandre Silveira (PSD), da pasta de Minas e Energia. Em discurso, ele chamou Zema de “pessimista de plantão” e ironizou a polêmica envolvendo o vídeo do governador comendo uma banana com casca. “Lula não sabe comer banana com casca, mas sabe descascar abacaxi a favor do povo brasileiro”, afirmou.

O ministro ainda criticou a privatização da Cemig, na qual ele acredita que iria prejudicar um patrimônio mineiro.

Zema, posteriormente, rebateu dizendo que ficou que viu as declarações de Silveira com “estranheza” e o acusou de estar “desinformado”.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.