A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá debater, em
O encontro foi solicitado pelo deputado estadual Professor Cleiton (PV). No documento apresentado à Comissão, o parlamentar alega que a empresa não estaria pagando diversas agências de Minas Gerais, o que estaria provocando o cancelamento de vários pacotes de viagem, gerando prejuízos ao setor e também aos consumidores.
A ViagensPromo foi criada em 2018 e ganhou destaque no mercado ao oferecer promoções e voos fretados para destinos nacionais, principalmente em estados do Nordeste, com preços abaixo da média do mercado.
A empresa também supostamente pagava altas comissões aos agentes de viagens e distribuía prêmios, como famtours — viagens de divulgação organizadas para profissionais do setor e para a imprensa.
No último dia 13 de fevereiro, executivos de diversas agências de viagens do Brasil receberam mensagens da direção da ViagensPromo alegando uma suposta “instabilidade no fluxo operacional e financeiro” e que a empresa “não dispunha de recursos para honrar as reservas com embarques futuros que ainda não foram quitados”.
Em março deste ano, a
A
Em comunicado oficial, a ViagensPromo alegou que estaria “negociando” com parceiros comerciais para tentar minimizar o impacto financeiro nas agências e nos consumidores.
A audiência na ALMG está marcada para as 16h, no auditório do andar SE. Foram convidados o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV-MG), Peter Paul Santos Mangabeira, a assessora jurídica do Procon Assembleia, Marina Bicalho Lima, além de representantes de diversas agências que teriam sido prejudicadas pela empresa.