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Senacon notifica ViagensPromo e exige explicações sobre cancelamentos e atrasos

Nas últimas semanas, clientes relataram cancelamentos inesperados e falta de pagamento a hotéis, o que, segundo a Senacon, configura uma violação grave dos direitos do consumidor

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) deu um prazo de cinco dias para que empresa ViagensPromo apresente esclarecimentos sobre os cancelamentos de voos e viagens já contratadas pelos clientes que estariam ocorrendo sem aviso prévio. A medida ocorre em meio à instabilidade financeira da empresa que vem demitindo funcionários diante de uma série de denúncias de clientes.

A ViagensPromo opera pacotes turísticos para agências de viagens, oferecendo passagens aéreas e pacotes de turismo. No entanto, nas últimas semanas, consumidores relataram cancelamentos inesperados e falta de pagamento a hotéis, o que, segundo a Senacon, configura uma violação grave dos direitos dos clientes.

Nos últimos seis meses, de acordo com o site ‘Reclame Aqui’, que reúne insatisfações de clientes, a empresa recebeu 80 reclamações.

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Com a notificação, a empresa deverá informar se houve aviso prévio sobre os cancelamentos, se os passageiros receberam assistência material e quais medidas serão adotadas para o reembolso. Além disso, a Senacon solicitou detalhes sobre as negociações da ViagensPromo com a Gol Linhas Aéreas, uma das companhias envolvidas na operação dos voos. Caso a empresa não responda dentro do prazo, poderá sofrer sanções, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

A crise financeira da ViagensPromo se arrasta, pelo menos, desde o final de 2024, quando começaram a surgir os primeiros relatos de cancelamentos. Neste mês, a Gol rompeu o contrato de fretamento de voos com a empresa.

No último dia 12, a ViagensPromo anunciou oficialmente que não conseguirá cumprir com os fretamentos, reservas e demais agendamentos pelos próximos 30 dias. Em um novo comunicado divulgado na última quarta-feira (19), a empresa afirmou que está catalogando cada caso individualmente para priorizar o atendimento das situações mais urgentes.

No site da empresa, que segue ativo, não há nenhuma referência sobre os cancelamentos. A Itatiaia tentou contato representantes da empresa para esclarecimentos, mas ainda não obteve retorno.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
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