A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) deu um prazo de cinco dias para que empresa ViagensPromo apresente esclarecimentos sobre os cancelamentos de voos e viagens já contratadas pelos clientes que estariam ocorrendo sem aviso prévio. A medida ocorre em meio à instabilidade financeira da empresa que vem demitindo funcionários diante de uma série de denúncias de clientes.
A ViagensPromo opera pacotes turísticos para agências de viagens, oferecendo passagens aéreas e pacotes de turismo. No entanto, nas últimas semanas, consumidores relataram cancelamentos inesperados e falta de pagamento a hotéis, o que, segundo a Senacon, configura uma violação grave dos direitos dos clientes.
Nos últimos seis meses, de acordo com o site ‘Reclame Aqui’, que reúne insatisfações de clientes, a empresa recebeu 80 reclamações.
Com a notificação, a empresa deverá informar se houve aviso prévio sobre os cancelamentos, se os passageiros receberam assistência material e quais medidas serão adotadas para o reembolso. Além disso, a Senacon solicitou detalhes sobre as negociações da ViagensPromo com a Gol Linhas Aéreas, uma das companhias envolvidas na operação dos voos. Caso a empresa não responda dentro do prazo, poderá sofrer sanções, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
A crise financeira da ViagensPromo se arrasta, pelo menos, desde o final de 2024, quando começaram a surgir os primeiros relatos de cancelamentos. Neste mês, a Gol rompeu o contrato de fretamento de voos com a empresa.
No último dia 12, a ViagensPromo anunciou oficialmente que não conseguirá cumprir com os fretamentos, reservas e demais agendamentos pelos próximos 30 dias. Em um novo comunicado divulgado na última quarta-feira (19), a empresa afirmou que está catalogando cada caso individualmente para priorizar o atendimento das situações mais urgentes.
No site da empresa, que segue ativo, não há nenhuma referência sobre os cancelamentos. A Itatiaia tentou contato representantes da empresa para esclarecimentos, mas ainda não obteve retorno.