Caso ViagensPromo: reclamações nos últimos dois meses são o dobro de todo o ano de 2024

A operadora de viagens está no centro de uma polêmica de “calote” no mercado do turismo

Caso ViagensPromo: reclamações nos últimos dois meses são o dobro de todo o ano de 2024

Denunciada de dar calotes milionários em agentes de viagens, as reclamações contra a empresa ViagensPromo dispararam nos primeiros meses de 2025.

A operadora é acusada de causar prejuízos milionários para diversos empresários do ramo do turismo. Além disso, a Gol Linhas Aéreas comunicou recentemente que não vai mais realizar voos fretados pela agência.

Aumento nas reclamações

Apenas em 2025, a ViagensPromo acumula 71 reclamações no site Reclame AQUI. Foram 56 no mês de janeiro e 14 em fevereiro. As informações foram repassadas à Itatiaia pelo Reclame Aqui.

As principais reclamações estão relacionadas ao cancelamento de reserva e qualidade do serviço prestado. Nos últimos seis meses, a reputação da empresa está classificada como “regular”.

Durante todo o ano de 2024, foram registradas 28 reclamações. A reputação da operadora de viagens foi “ruim” no período.

Leia também

Vítima calcula R$ 300 mil de prejuízo

O proprietário da empresa Saliba Viagens, Hamilton Saliba, que prestava serviço há sete anos para a Viagens Promo detalha como era o trabalho. Ele conta que está sem receber desde dezembro de 2024 e calcula que o prejuízo é de R$ 300 mil.

“Desde janeiro, quando começou os atrasos, a gente tentou por e-mail e só ficava na conversa. Eu cheguei aí em São Paulo, conversei com o proprietário da empresa, ele me atendeu, foi receptivo. Só que ficou só na palavra”, diz.

O Vice-Presidente da Associação Brasileira das Agência de Viagens, Alexandre Brandão, comenta o que ocorreu com a Viagens Promo.

“Eu volto a alertar as pessoas para que não acreditem em diferenças grandes de preço. O mercado pratica preços que tem uma média. Então, assim, até 10% a mais, para mais ou para menos, até 15% é viável. Mais do que isso, o consumidor deve ficar alerta”, afirma.

A Itatiaia entrou em contato com a ViagensPromo, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.

Ouvindo...