Denunciada de dar calotes milionários em agentes de viagens, as reclamações contra a empresa ViagensPromo dispararam nos primeiros meses de 2025.
A operadora é acusada de causar prejuízos milionários para diversos empresários do ramo do turismo. Além disso, a Gol Linhas Aéreas comunicou recentemente que não vai mais realizar voos fretados pela agência.
Aumento nas reclamações
Apenas em 2025, a ViagensPromo acumula 71 reclamações no site Reclame AQUI. Foram 56 no mês de janeiro e 14 em fevereiro. As informações foram repassadas à Itatiaia pelo Reclame Aqui.
As principais reclamações estão relacionadas ao cancelamento de reserva e qualidade do serviço prestado. Nos últimos seis meses, a reputação da empresa está classificada como “regular”.
Durante todo o ano de 2024, foram registradas 28 reclamações. A reputação da operadora de viagens foi “ruim” no período.
Vítima calcula R$ 300 mil de prejuízo
O proprietário da empresa Saliba Viagens, Hamilton Saliba, que prestava serviço há sete anos para a Viagens Promo detalha como era o trabalho. Ele conta que está sem receber desde dezembro de 2024 e calcula que o prejuízo é de R$ 300 mil.
“Desde janeiro, quando começou os atrasos, a gente tentou por e-mail e só ficava na conversa. Eu cheguei aí em São Paulo, conversei com o proprietário da empresa, ele me atendeu, foi receptivo. Só que ficou só na palavra”, diz.
O Vice-Presidente da Associação Brasileira das Agência de Viagens, Alexandre Brandão, comenta o que ocorreu com a Viagens Promo.
“Eu volto a alertar as pessoas para que não acreditem em diferenças grandes de preço. O mercado pratica preços que tem uma média. Então, assim, até 10% a mais, para mais ou para menos, até 15% é viável. Mais do que isso, o consumidor deve ficar alerta”, afirma.
A Itatiaia entrou em contato com a ViagensPromo, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.