Ouvindo...

Lula lamenta a morte do papa Francisco e decreta luto de 7 dias no Brasil

Antes de morrer, o pontífice ficou internado durante 40 dias e recebeu alta em 23 de março

Presidente Lula abraça o Papa Francisco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco. Em comunicado, o mandatário afirmou que a humanidade perdeu uma voz de respeito e acolhimento ao próximo.

Veja também:

Leia também

Morreu, aos 88 anos, o papa Francisco. Jorge Mário Bergoglio foi o primeiro papa latino americano. A informação foi confirmada pelo Vaticano.

"Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua Igreja”, anunciou o cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.

“Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará", continuou Lula.

E completa: “Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil. O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.”

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.