Ouvindo...

Políticos brasileiros lamentam morte do papa Francisco; veja repercussão

Morreu na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, o papa Francisco

Papa Francisco morreu aos 88 anos

Políticos brasileiros acordaram com a notícia da morte do papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21). Governadores, prefeitos e deputados lamentaram o ocorrido e lembraram as contribuições de Jorge Mario Bergoglio para a Igreja Católica.

"Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua Igreja”, anunciou o cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), publicou imagens ao lado de Jorge Mario Bergoglio e lembrou que esteve com o pontífice na primeira viagem ao Brasil, em 2013. “Francisco nos deixa um dia após a celebração da Páscoa, data em que celebramos a ressurreição de Cristo e a vitória da vida sobre a morte”, escreveu ele.

Leia também

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que o papa “enxergou nos mineiros a alma da liberdade e da paz”. “Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor”, falou Zema.

Veja também: Morte de papa Francisco: Governo de Minas decreta luto oficial de sete dias

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, disse que “Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão”.

Já o ex-presidente da Casa, Arthur Lira, disse que o Brasil “amanheceu triste”. “Francisco nos deixa um legado de amor ao próximo, de determinação na luta pelo fim dos conflitos, de preocupação com o planeta”.

Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal, contou ter recebido a notícia com “profunda tristeza”. “Neste momento de luto e tristeza, o Congresso Nacional do Brasil une-se em solidariedade à comunidade católica em todo o mundo, à Santa Sé e a todos aqueles que tiveram suas vidas tocadas pelo papado de Francisco”, disse ele, em nota.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de Política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.