Ouvindo...

Bolsonaro denunciado pela PGR: veja o que diz a imprensa internacional

A denúncia de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe repercutiu na imprensa internacional nas últimas 24h

Bolsonaro foi notícia no New York Times após ser denunciado pela PGR

Jornais de relevância internacional noticiaram e repercutiram a denúncia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais 33 pessoas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado em 2022.

O ex-presidente brasileiro foi denunciado por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. A acusação também inclui o ex-ministro e ex-vice de sua chapa, general Walter Souza Braga Netto, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, além do ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem.

Leia também

Leia abaixo o que diz a imprensa internacional sobre a denúncia da PGR contra Bolsonaro

  • The New York Times - o jornal norte-americano disse que Bolsonaro foi acusado de liderar um “vasto esquema” para tentar minar a confiança do Brasil nas eleições de 2022. “As acusações essencialmente seguiram as recomendações feitas pela Polícia Federal em novembro.”
  • The Washington Post - o jornal dos EUA afirmou que Bolsonaro e aliados participaram de um plano para permanecer no poder após a derrota nas eleições presidenciais de 2022. Segundo o texto publicado pelo Post, Bolsonaro estava envolvido na “disseminação sistemática de desconfiança no sistema eleitoral entre a população”.
  • The Guadian - segundo o britânico, Bolsonaro foi acusado de ajudar a arquitetar uma conspiração de extrema direita para permanecer no poder por meio de um golpe militar. Ainda segundo a reportagem, o objetivo do plano seria impedir que Lula assumisse o governo após vencer as eleições de 2022. “Talvez o mais chocante, seja o fato de a denúncia de 272 páginas afirmar que Bolsonaro estava ciente de uma suposta conspiração”.
  • La Nación - o jornal argentino mencionou trechos da denúncia do PGR, Paulo Gonet: “Ele disse que Bolsonaro adotou ‘um tom crescente de ruptura com a normalidade institucional em suas reiteradas declarações públicas, nas quais manifestou seu
    descontentamento com decisões de tribunais superiores e com o atual sistema eleitoral eletrônico’”.
  • El País - o espanhol afirmou, em texto, que, dentre as outras 33 pessoas denunciadas estão “vários ministros e um antigo chefe da Marinha. Um dos acusados, o militar da reserva Walter Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente, está preso por obstruir as investigações“.

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.