O ano de 2024 consolidou o nome de Mateus Simões (Novo), atual vice-governador, como o favorito do atual chefe do executivo estadual, Romeu Zema (Novo), para a sucessão ao governo de Minas.
Simões tem assumido um protagonismo crescente em cerimônias, inaugurações e agendas técnicas, tanto em Belo Horizonte quanto no interior e fora do país. Chegando à metade de seu segundo mandato, Zema não pode concorrer à reeleição ao Palácio Tiradentes.
Mateus tem representado o governo do estado em eventos de destaque. Em fevereiro, por exemplo,
Simões também foi
Apoio de Zema
O apoio a Simões foi definido antes que o governador decida sobre o próprio futuro. Zema afirmou recentemente que ainda não sabe se será candidato à Presidência da República ou se apoiará algum nome.
“Nós, governadores de direita e centro direita, estamos conversando para estar juntos e para apoiar um único nome. Em 2026 eu tenho duas grandes missões: apoiar o vice-governador Mateus Simões para o governo do estado e também apoiar um nome para a presidência da República. Caso esse nome seja o meu, não tenho pretensão nenhuma, missão dada é missão cumprida”, disse.
Primeira pesquisa
Mateus Simões tem alguns degraus a subir para chegar ao Palácio Tiradentes, de acordo com um
Quem aparece em primeiro é o senador Cleitinho (Republicanos), que tem 26%, seguido pelo deputado federal Aécio Neves (PSDB), com 15%. Em terceiro está Alexandre Kalil (sem partido), 14%. O top 5 é fechado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD), que tem 7% das intenções de voto.
O levantamento mostra que 13% dos entrevistados estão indecisos e outros 22% afirmaram que anulariam ou votariam em branco.