Ouvindo...

Mateus Simões assume protagonismo em pautas de Zema em 2024 e se torna nome do Novo para disputa em 2026

Atual vice-governador do estado participou de agendas em Minas e no exterior e já conta com o apoio de Romeu Zema para as eleições de 2026

Vice-governador Mateus Simões é o nome favorito de Romeu Zema para a sucessão ao governo de Minas

O ano de 2024 consolidou o nome de Mateus Simões (Novo), atual vice-governador, como o favorito do atual chefe do executivo estadual, Romeu Zema (Novo), para a sucessão ao governo de Minas.

Simões tem assumido um protagonismo crescente em cerimônias, inaugurações e agendas técnicas, tanto em Belo Horizonte quanto no interior e fora do país. Chegando à metade de seu segundo mandato, Zema não pode concorrer à reeleição ao Palácio Tiradentes.

Mateus tem representado o governo do estado em eventos de destaque. Em fevereiro, por exemplo, recebeu o presidente Lula na primeira visita deste ao estado em seu terceiro mandato. Em março, representou Minas em Paris no 1º Fórum Global da Construção e do Clima, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Mais recentemente, esteve ao lado de Lula em agendas em Contagem e Belo Horizonte.

Simões também foi peça recorrente nas discussões sobre a dívida de Minas Gerais com a União, que já ultrapassa R$ 170 bilhões. Em julho, esteve no Supremo Tribunal Federal (STF) ao lado de Zema para tratar da prorrogação do prazo de suspensão das parcelas.

Apoio de Zema

Romeu Zema já afirmou publicamente que apoia o nome de seu atual vice. “Em 2026, eu vou trabalhar muito, primeiro, apoiando o meu candidato à minha sucessão, que é o vice-governador, professor Mateus. Ele seria a pessoa mais recomendada, mais preparada, mais indicada para continuar o nosso trabalho de um governo sério, que combate corrupção, que combate privilégio, que combate ineficiência”, disse. Simões também é nome aprovado pelo Partido Novo para a disputa.

O apoio a Simões foi definido antes que o governador decida sobre o próprio futuro. Zema afirmou recentemente que ainda não sabe se será candidato à Presidência da República ou se apoiará algum nome.

“Nós, governadores de direita e centro direita, estamos conversando para estar juntos e para apoiar um único nome. Em 2026 eu tenho duas grandes missões: apoiar o vice-governador Mateus Simões para o governo do estado e também apoiar um nome para a presidência da República. Caso esse nome seja o meu, não tenho pretensão nenhuma, missão dada é missão cumprida”, disse.

Leia também

Primeira pesquisa

Mateus Simões tem alguns degraus a subir para chegar ao Palácio Tiradentes, de acordo com um levantamento inicial do Instituto Quaest, que divulgou uma pesquisa de intenção de voto para o governo de Minas em 2026. O atual vice-governador tem apenas 2% das intenções de voto.

Quem aparece em primeiro é o senador Cleitinho (Republicanos), que tem 26%, seguido pelo deputado federal Aécio Neves (PSDB), com 15%. Em terceiro está Alexandre Kalil (sem partido), 14%. O top 5 é fechado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD), que tem 7% das intenções de voto.

O levantamento mostra que 13% dos entrevistados estão indecisos e outros 22% afirmaram que anulariam ou votariam em branco.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.