Ouvindo...

Após candidato de Lira conquistar maioria, Brito se mantém na disputa pela Presidência da Câmara

Havia uma expectativa de que ele desistisse após o líder do Republicanos, Hugo Motta, conquistar o apoio de oito partidos que garantem uma ampla maioria na disputa

O líder do PSD e candidato à Presidência da Câmara, Antonio Brito

O líder do PSD na Câmara dos Deputados, Antonio Brito (BA), decidiu manter sua candidatura à Presidência da Casa. Havia uma expectativa de que ele desistisse após o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), conquistar o apoio de oito partidos que garantem uma ampla maioria na disputa.

Brito se reunirá com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, em São Paulo neste final de semana para definir os próximos passos. Também está prevista uma reunião dos 45 deputados do partido na próxima segunda-feira (4).

Além de Brito, o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), também anunciou mais cedo nesta quinta (31) que manterá sua candidatura. No entanto, ele admitiu que conversará com Motta sobre um eventual desistência.

Leia também

O cenário ficou desfavorável aos deputados baianos nos últimos dias. Até esta quinta, Motta já garantiu o apoio de oito partidos à sua candidatura, incluindo o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também é apoiado pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Os partidos que já anunciaram apoio ao líder do Republicanos são:

  • PT
  • PL
  • PP
  • Republicanos
  • MDB
  • Podemos
  • PC do B
  • PV

Juntas, essas bancadas somam 324 votos a favor, superando a maioria de 257 deputados necessária para que o deputado paraibano garanta a vitória já no primeiro turno. A votação, que é secreta, ocorre em fevereiro de 2025.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.