O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) apoio ao líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), como seu sucessor no comando da Casa a partir de 2025.
Lira já havia indicado apoio à candidatura de Motta
O nome do deputado paraibano também será oficializado pelo Republicanos em um evento que acontece em Brasília.
O anuncio de Lira foi feito em um pronunciamento na Residência Oficial do Presidente da Câmara dos Deputados. Acompanhado de 20 parlamentares de diferentes partidos, incluindo o próprio Motta. Em sua fala, Lira justificou a escolha por Motta, dizendo que o parlamentar será capaz de manter seu legado à frente da presidência da casa.
“Estou certo de que Hugo Motta, Deputado experiente, em seu 4 º mandato, e que viveu e vive de perto os desafios que perpassam a nossa gestão, vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo esta mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao Plenário, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergência”, declarou.
Ao escolher oficialmente o deputado Hugo Motta para sucede-lo, Lira preteriu as candidaturas de outros aliados, como Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA). Segundo ele, a decisão foi pauta por uma escolha que considerou a decisão dos líderes.
“No caso, e como todos sabem, Elmar Nascimento e Antonio Britto, mais do que colegas de Parlamento, são verdadeiros amigos de vida. Com eles, tal como com todos os Parlamentares, mantive um diálogo aberto, franco e, sobretudo, leal, e a todos fiz apenas um único pedido: viabilizem-se junto às Deputadas e aos Deputados, pois sem convergência, não há governabilidade. E sem governabilidade, sofre o país. Sofre a população”, afirmou.
Motta surgiu como candidato favorito depois que o presidente do Republicanos e vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (SP),
Quem é Hugo Motta?
“Temos confiança de que o PT caminhará conosco”, diz Hugo Motta sobre sucessão na Câmara | CNN Brasil
Natural de João Pessoa (PB), Hugo Motta Wanderley da Nóbrega tem 35 anos. É médico formado pela Universidade Católica de Brasília e pertence a uma família com histórico na política.
O avô paterno, Nabor Wanderley, foi prefeito da cidade de Patos (PB). O pai, Nabor Wanderley, é o atual chefe do Executivo da cidade e tenta se reeleger.
A avó materna, Francisca Motta, é deputada estadual da Paraíba e foi a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do estado. Ela também foi prefeita de Patos de 2013 a 2016. Já o avô materno, Edivaldo Motta, foi deputado federal, de 1987 a 1992, e deputado estadual na Paraíba por cinco mandatos, entre 1967 e 1987.
Motta foi eleito pela primeira vez em 2010, quando, aos 21 anos, foi o mais jovem a conseguir uma vaga na Câmara, pelo MDB. Ele está no quarto mandato consecutivo como deputado federal, sendo o parlamentar mais votado da Paraíba em 2022.
Em 2018, trocou o MDB pelo Republicanos, do qual é líder desde 2023. Presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, em 2014, e também comandou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em 2015.
É autor ou coautor de 1.523 propostas, com destaque para a proposta de emenda à Constituição (PEC) que regulamentou a profissão de agente municipal de trânsito.
O deputado paraibano também relatou 66 proposições, como a PEC dos precatórios, que permitiu ao então governo Bolsonaro limitar o pagamento anual dessas dívidas e abriu espaço fiscal para bancar o então Auxílio Brasil, atual Bolsa Família.
Aliado de Lira, Hugo Motta é considerado uma pessoa de bom trânsito tanto entre parlamentares governistas como deputados da oposição.