O presidente do Republicanos e deputado federal, Marcos Pereira (SP), afirmou que sua
“Recebi nesta terça-feira (3) um apelo de vários líderes de partidos que não possuem candidaturas para que, em prol do Brasil, buscasse uma solução consensual que unifique a Câmara com serenidade, diálogo e previsibilidade”, disse em nota à imprensa.
Em seu lugar, Pereira indicou o líder do Republicanos na Casa, Hugo Motta (PB). O gesto vem no momento em que Lira tenta construir uma candidatura de consenso para sua sucessão e deve anunciar o nome de quem apoiará ainda neste mês.
Os líderes do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e do PSD, Antonio Brito (BA), também são outros dois fortes candidatos a levar a indicação.
Até ontem, Elmar era tido como o favorito na disputa, mas a entrada de Hugo Motta muda o cenário. Isso porque o líder do Republicanos é considerado como uma pessoa de bom trânsito entre deputados governistas e da oposição, além de ser um aliado de Lira.
Anteriormente, o presidente da Câmara havia dito que anunciaria sua escolha em agosto, mas segundo o líder da Maioria na Casa, André Figueiredo (PDT-CE), a suspensão da execução das emendas parlamentares,