Ouvindo...

Marcos Pereira diz que desistência de suceder Lira na Câmara foi ‘em prol do Brasil’

Deputado indicou o líder do Republicanos na Casa, Hugo Motta (PB), para tentar chegar a um candidato de consenso

Marcos Pereira é vice-presidente da Câmara

O presidente do Republicanos e deputado federal, Marcos Pereira (SP), afirmou que sua desistência de concorrer à presidência da Câmara se deu “em prol do Brasil”. A decisão foi comunicada na tarde de terça-feira (3) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

“Recebi nesta terça-feira (3) um apelo de vários líderes de partidos que não possuem candidaturas para que, em prol do Brasil, buscasse uma solução consensual que unifique a Câmara com serenidade, diálogo e previsibilidade”, disse em nota à imprensa.

Em seu lugar, Pereira indicou o líder do Republicanos na Casa, Hugo Motta (PB). O gesto vem no momento em que Lira tenta construir uma candidatura de consenso para sua sucessão e deve anunciar o nome de quem apoiará ainda neste mês.

Leia também

Os líderes do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e do PSD, Antonio Brito (BA), também são outros dois fortes candidatos a levar a indicação.

Até ontem, Elmar era tido como o favorito na disputa, mas a entrada de Hugo Motta muda o cenário. Isso porque o líder do Republicanos é considerado como uma pessoa de bom trânsito entre deputados governistas e da oposição, além de ser um aliado de Lira.

Anteriormente, o presidente da Câmara havia dito que anunciaria sua escolha em agosto, mas segundo o líder da Maioria na Casa, André Figueiredo (PDT-CE), a suspensão da execução das emendas parlamentares, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), atrapalhou o anúncio.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.