O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou a líderes partidários nesta quarta-feira (11) o apoio à candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), na eleição para a presidência da Casa, que acontecerá em fevereiro de 2025.
O anúncio foi informado pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG). “Não cabe debater a questão governo versus oposição, mas tão somente garantir a escolha de um nome que assegure o funcionamento harmônico e independente do Poder Legislativo”, escreveu o petista em seu
Motta, que faz 35 anos nesta terça, almoçou com Lira e líderes partidários em Brasília. Ele
O deputado bolsonarista Tenente Coronel Zucco (PL-RS) também estava presente no encontro.
Hugo Motta surgiu como candidato favorito à indicação depois que o deputado e presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP),
Além do parlamentar paraibano, os líderes do PSD, Antonio Brito (BA), e do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), despontam como principais candidatos à sucessão de Lira. Os deputados baianos, inclusive,
Quem é Hugo Motta?
Natural de João Pessoa (PB), Hugo Motta Wanderley da Nóbrega tem 35 anos. É médico formado pela Universidade Católica de Brasília. Ele é herdeiro de uma família com histórico na política.
O avô paterno, Nabor Wanderley, foi prefeito da cidade de Patos (PB). O pai, Nabor Wanderley, é o atual chefe do Executivo da cidade e tenta se reeleger.
A avó materna, Francisca Motta, é deputada estadual da Paraíba e foi a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do estado. Ela também foi prefeita de Patos de 2013 a 2016. Já o avô materno, Edivaldo Motta, foi deputado federal, de 1987 a 1992, e deputado estadual na Paraíba por cinco mandatos, entre 1967 e 1987.
Motta foi eleito pela primeira vez em 2010, quando, aos 21 anos, foi o mais jovem a conseguir uma vaga na Câmara, pelo MDB. Ele está no quarto mandato consecutivo como deputado federal, sendo o parlamentar mais votado da Paraíba em 2022.
Em 2018, trocou o MDB pelo Republicanos, do qual é líder desde 2023. Presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, em 2014, e também comandou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em 2015.
É autor ou coautor de 1.523 propostas, com destaque para a proposta de emenda à Constituição (PEC) que regulamentou a profissão de agente municipal de trânsito.
O deputado paraibano também relatou 66 proposições, como a PEC dos precatórios, que permitiu ao então governo Bolsonaro limitar o pagamento anual dessas dívidas e abriu espaço fiscal para bancar o então Auxílio Brasil, atual Bolsa Família.
Aliado de Lira, Hugo Motta é considerado uma pessoa de bom trânsito tanto entre parlamentares governistas como deputados da oposição.