Ouvindo...

Lira anuncia a líderes que apoiará Hugo Motta como seu sucessor na presidência da Câmara

Informação foi divulgada pelo líder do PT na Casa, Odair Cunha (MG), em publicação na rede social Bluesky

Hugo Motta almoçou com Arthur Lira e líderes partidários nesta quarta-feira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou a líderes partidários nesta quarta-feira (11) o apoio à candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), na eleição para a presidência da Casa, que acontecerá em fevereiro de 2025.

O anúncio foi informado pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG). “Não cabe debater a questão governo versus oposição, mas tão somente garantir a escolha de um nome que assegure o funcionamento harmônico e independente do Poder Legislativo”, escreveu o petista em seu perfil na rede social Bluesky.

Motta, que faz 35 anos nesta terça, almoçou com Lira e líderes partidários em Brasília. Ele publicou uma foto no Instagram ao lado dos deputados Altineu Côrtes (PL-RJ), Romero Rodrigues (Podemos-PB), Doutor Luizinho (PP-RJ), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), Odair Cunha (PT-MG), Luciano Amaral (PV-AL), Renildo Calheiros (PC do B-PE).

O deputado bolsonarista Tenente Coronel Zucco (PL-RS) também estava presente no encontro.

Hugo Motta surgiu como candidato favorito à indicação depois que o deputado e presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), desistiu de sua candidatura.

Além do parlamentar paraibano, os líderes do PSD, Antonio Brito (BA), e do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), despontam como principais candidatos à sucessão de Lira. Os deputados baianos, inclusive, firmaram uma aliança para tentar barrar o favoristismo de Motta.

Leia também

Quem é Hugo Motta?

Natural de João Pessoa (PB), Hugo Motta Wanderley da Nóbrega tem 35 anos. É médico formado pela Universidade Católica de Brasília. Ele é herdeiro de uma família com histórico na política.

O avô paterno, Nabor Wanderley, foi prefeito da cidade de Patos (PB). O pai, Nabor Wanderley, é o atual chefe do Executivo da cidade e tenta se reeleger.

A avó materna, Francisca Motta, é deputada estadual da Paraíba e foi a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do estado. Ela também foi prefeita de Patos de 2013 a 2016. Já o avô materno, Edivaldo Motta, foi deputado federal, de 1987 a 1992, e deputado estadual na Paraíba por cinco mandatos, entre 1967 e 1987.

Motta foi eleito pela primeira vez em 2010, quando, aos 21 anos, foi o mais jovem a conseguir uma vaga na Câmara, pelo MDB. Ele está no quarto mandato consecutivo como deputado federal, sendo o parlamentar mais votado da Paraíba em 2022.

Em 2018, trocou o MDB pelo Republicanos, do qual é líder desde 2023. Presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, em 2014, e também comandou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em 2015.

É autor ou coautor de 1.523 propostas, com destaque para a proposta de emenda à Constituição (PEC) que regulamentou a profissão de agente municipal de trânsito.

O deputado paraibano também relatou 66 proposições, como a PEC dos precatórios, que permitiu ao então governo Bolsonaro limitar o pagamento anual dessas dívidas e abriu espaço fiscal para bancar o então Auxílio Brasil, atual Bolsa Família.

Aliado de Lira, Hugo Motta é considerado uma pessoa de bom trânsito tanto entre parlamentares governistas como deputados da oposição.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.