Ouvindo...

PL da Anistia: ‘Tema não pode se converter em disputa política’, diz Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados mencionou o tema em uma entrevista coletiva nesta terça-feira (29) para anunciar apoio a Hugo Motta em sua sucessão

Arthur Lira em pronunciamento nesta manhã de terça (29) na Residência Oficial

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse nesta terça-feira (29) que o projeto de lei que anistia as pessoas que foram condenadas pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro, não pode “se converter em indevido elemento de disputa política, especialmente no contexto das eleições futuras para a Mesa Diretora da Câmara”.

A fala do deputado acontece após sua decisão de criar uma comissão especial para discutir o projeto de lei que trata do tema. O ato de Lira ocorre no mesmo dia em que o projeto de anistia estava pautado para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pela deputada federal Caroline de Toni (PL-SC). Na prática, a decisão de Lira faz com que o projeto retorne para a estaca zero.

“Essa Comissão seguirá rigorosamente todos os ritos e prazos regimentais, sempre com a responsabilidade e o respeito que são próprios deste Parlamento. Também nessa temática, é preciso buscar a formação de eventual convergência”, falou Lira em pronunciamento a jornalistas na Residência Oficial da Câmara nesta manhã.

Leia também

Agora, a tramitação segue por outros caminhos. Após a indicação dos membros do grupo, o projeto ainda deverá aguardar a instalação da comissão e a eleição do presidente e do relator do grupo, além de estabelecer um cronograma de debates. Só depois de todo esse processo, o projeto poderá ser votado diretamente no plenário.

Apoio a Hugo Motta

Lira anunciou apoio ao líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), como seu sucessor no comando da Casa a partir de 2025. Ele já havia indicado apoio à candidatura de Motta em um almoço com líderes partidários no início de setembro, mas ainda não tinha se manifestado publicamente sobre a indicação. Em sua fala, Lira justificou a escolha por Motta, dizendo que o parlamentar será capaz de manter seu legado à frente da presidência da casa.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio