O Governador Romeu Zema (Novo) e o vice-governador Simões (Novo) estarão em Brasília, nesta sexta-feira (25) para a assinatura de repactuação do termo de transação de ajustamento de conduta de Mariana.
O evento de assinatura de repactuação ocorrerá no Palácio do Planalto e está sendo organizado pelo Governo Federal. A cerimônia marca o retorno do presidente Lula ao Planalto.
O processo de repactuação do acordo de Mariana teve início em junho de 2021, após a assinatura da Carta de Premissas entre os governos de Minas Gerais, Espírito Santo e a União, com as instituições de Justiça.
- Repactuação de Mariana: Lula fará última reunião com ministros antes da assinatura do acordo
- Vale fecha acordo com BHP e deixa ação que cobra indenização por Mariana na Justiça do Reino Unido
Em nota, divulgada pela assessoria do governador, representantes do Governo de Minas Gerais, incluindo o governador Romeu Zema e o vice-governador Prof. Simões, participaram de mais de 300 reuniões ao longo do período.
Em reunião recente, realizada no dia 17, o ministro secretário-geral da Presidência, Márcio Macêdo, e o advogado geral da União, Jorge Messias, se encontraram com movimentos sociais para discutir o andamento do acordo, que pode chegar a R$170 bilhões em ações para retomar a Bacia do Rio Doce.