O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará nesta quinta-feira (24) a última reunião com ministros antes da assinatura do acordo de repactuação de Mariana.
O encontro, marcado para às 9h, no Palácio da Alvorada, contará com as presenças de quatro ministros, incluindo o de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além do advogado-geral da União, Jorge Messias.
Na reunião, Lula deve tratar dos últimos pontos do acordo. O principal entrave é a negociação dos acordos individuais.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, confirmou presença na cerimônia de assinatura do acordo de repactuação de Mariana, que ocorrerá nesta sexta-feira (25), às 9h, no Palácio do Planalto.
A solenidade também contará com a presença do presidente Lula, que voltará ao Palácio do Planalto, depois de passar a semana repousando no Palácio da Alvorada, seguindo recomendação médica.
A assinatura do acordo de repactuação de Mariana também deve contar com representantes dos movimentos dos atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, do Tribunal Regional Federal da 6ª região, além do governo do Espírito Santo, Ministério Público Federal, e o Ministério Público e a Defensoria Pública de MG e ES.
O acordo de repactuação prevê o pagamento de R$ 100 bilhões, em parcelas, ao longo de 20 anos ao Governo Federal, aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem.
O acordo prevê R$ 32 bilhões para o pagamento de obrigações de execução da Samarco, que pertence a Vale e a BHP, incluindo indenizações individuais, reassentamento e recuperação ambiental.