A assinatura do acordo de repactuação de Mariana irá ocorrer nesta sexta-feira (25), às 9h30, no Palácio do Planalto, com as presenças de diversas autoridades.
A cerimônia marca o retorno do presidente Lula ao Planalto, após cumprir uma série de agendas ao longo da semana no Palácio da Alvorada.
Lula passou a semana despachando da residência oficial do presidente da República por recomendação médica.
A assinatura do acordo de repactuação também contará com as presenças do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, além do advogado-geral da União, Jorge Messias.
Os três ministros irão conceder uma entrevista coletiva, ao final da cerimônia, para dar detalhes do acordo.
O Movimento dos Atingidos por Barragens também estará no Palácio do Planalto, assim como os movimentos sociais que representam os atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana.
O rompimento da barragem da mineradora Samarco ocorreu em novembro de 2015.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, confirmou presença na solenidade. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também é aguardado no evento.
A assinatura do acordo de repactuação também deve contar com representantes do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual e Defensoria Pública Estadual de Minas Gerais e do Espírito Santo, assim como membros do Tribunal Regional Federal da 6ª região (TRF-6).