Ouvindo...

PGR defende desbloqueio do X no Brasil; decisão agora é de Alexandre de Moraes

Para Paulo Gonet, não há mais motivo que impeça a reativação da plataforma no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, ao lado do procurador-geral da República, Paulo Gonet

A Procuradoria Geral da República (PGR) defendeu o desbloqueio da rede social X (antigo Twitter) no Brasil. A manifestação do procurador-geral da república, Paulo Gonet, foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta terça-feira (8). No fim da semana passada, o ministro Alexandre de Moraes pediu que a PGR se manifestasse sobre o pedido de desbloqueio feito pelos advogados da rede.

Para Gonet, não há mais motivo que impeça a reativação da plataforma no Brasil. O PGR considerou que violações judiciais que levaram ao bloqueio não perduram mais.

A manifestação da PGR foi, em tese, a última etapa para a possível liberação da rede social no Brasil. Agora, Moraes deve decidir o futuro da plataforma no país.

Não há prazo, no entanto, para o ministro decidir sobre o pedido de desbloqueio, mas a expectativa é que isso ocorra ainda nesta semana.

Leia também

Suspensão

O X está suspenso no Brasil há mais de um mês. Na semana passada, o X pagou as multas devidas por descumprimento das decisões judiciais, mas fez o depósito na conta errada. Ontem (7), o dinheiro foi transferido para a conta correta.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique e acompanhe a apuração dos votos para prefeito e para vereador com a Itatiaia

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.