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Concessão de ferrovias: ALMG pede adiamento de audiência com ANTT para garantir maior pressão de deputados

Presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), tem sido porta-voz da bancada mineira em negociações com Governo Lula

Renovação de ferrovias é tema de atenção na ALMG

Com a promessa de lotar audiência pública para cobrar investimento em ferrovias mineiras, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais acionou governo Lula para adiar para depois das eleições uma reunião que estava marcada para esta semana para discutir a renovação da concessão de ferrovias.

Em meio a cobranças ao governo Lula por repasses mais justos para Minas Gerais no novo contrato da Ferrovia Centro-Atlântica, a Assembleia pediu o adiamento de audiência pública da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).

Veja mais: Zema cobra governo Lula por investimentos em ferrovias

O encontro havia sido marcado pela ANTT para o dia 30 de setembro, em Belo Horizonte. No entanto, neste período, os parlamentares mineiros estarão envolvidos na reta final das eleições municipais. Diante disso, o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite, pediu o adiamento da audiência para depois das eleições para que os deputados possam comparecer em peso a audiência.

A Itatiaia apurou que a ANTT acatou o pedido de chefe do parlamento e transferiu a reunião para 10 de outubro, às 14h.

Mobilização em Brasília

Faltando dois anos para o fim da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), deputados mineiros estão se unindo para aumentar a pressão e cobrar que Minas Gerais seja mais valorizada no contrato que será assinado com a nova concessionária. Os parlamentares questionam o direcionamento de mais verbas para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Com prazo de 30 anos, o contrato pode superar os R$ 25 bilhões em investimentos.

A bancada mineira já apresentou os pleitos ao governo Lula. Na semana passada, o chefe do parlamento mineiro se reuniu Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), em Brasília

Desde 2011, a ferrovia é administrada pela VLI. Conforme antecipado pela Itatiaia, a empresa, que tem a Vale como acionista, já sinalizou que deseja continuar com o contrato por mais três décadas.

Considerada uma potência em setores como mineração e no agronegócio, no entendimento dos deputados, Minas precisa receber investimentos robustos no setor de ferrovias. Além de cobrar mais investimentos, os deputados estão preocupados com possíveis alterações que podem ser promovidas pela VLI, em caso de renovação do contrato.

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Informações de bastidores dão conta que a concessionária, em caso de renovação do contrato, pode desativar algumas linhas férreas em território mineiro. Entre elas, uma linha férrea que liga Minas a Bahia, passando pelo Norte de Minas. A desativação não agrada a bancada mineira. Os deputados temem que o “abandono” das linhas férreas possa prejudicar o escoamento da produção mineira em áreas economicamente importantes.

Considerada a mais importante do país, a Ferrovia Centro-Atlântica liga regiões produtoras aos portos brasileiros. A FCA tem ramificações nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A ferrovia corta sete estados e mais de 200 municípios brasileiros. A VLI, que tem a mineradora Vale como acionista, administra a ferrovia desde 2011 e quer continuar na gestão.


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Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.