Ouvindo...

Haddad pede cautela na revisão da projeção do PIB após tragédia no Rio Grande do Sul

Boletim com perspectivas de crescimento do país será divulgado nesta quinta-feira (18) pela Secretaria de Políticas Econômicas

Ministro Fernando Haddad afirmou ter pedido ‘parcimônia’ à Secretaria de Política Econômica para revisar projeção do PIB

O ministro Fernando Haddad afirmou, nesta quinta-feira (18), ter pedido ‘cautela e parcimônia’ à equipe da Secretaria de Políticas Econômicas, que revisa a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 diante da tragédia no Rio Grande do Sul.

A pasta publicará nas próximas horas o Boletim Macrofiscal, que reúne as projeções econômicas e as perspectivas de crescimento do país. “Estou pedindo parcimônia à Secretaria na revisão do PIB. Estamos recebendo dados e informações que sustentariam uma reprojeção. Mas, pedi cautela para avaliar bem essa reprojeção, se deve ser feita e quando deve ser feita”, disse.

Leia também

Em maio, a Secretaria do Ministério da Fazenda revisou a projeção da inflação frente o impacto da tragédia humanitária e ambiental que assolou os municípios gaúchos. O relatório indicou um avanço da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3,5% para 3,7%. O aumento decorria dos efetivos das chuvas e da previsão de elevação dos preços de alimentos como arroz e proteínas.

Entretanto, àquele mês, a equipe técnica avaliou que ainda não era possível indicar o reflexo da tragédia sobre o Produto Interno Bruto, mantendo-o em 2,5%, mas, antecipou que a agropecuária e a indústria de transformação seriam as mais afetadas. A previsão para a nova edição do boletim é que haja uma queda na projeção do PIB.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.