Ouvindo...

Vice de Zema diz que Lula fez ‘manifestação de botequim’ ao falar sobre risco de faltar arroz no país

Mateus Simões fez duras críticas aos leilões para compra de arroz e disse que estratégia de tabelar preços já se mostrou fracassada na década de 1980

Vice-governador Mateus Simões fez duras críticas ao leilão de arroz organizado pelo governo federal

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), fez duras críticas à condução do governo Lula nos leilões de arroz e disse que o presidente deu “declarações públicas de botequim”.

Nesta segunda-feira (10), Simões participou da divulgação do PIB do Agronegócio de Minas Gerais, que registrou aumento de 5,9% em 2023 e ultrapassou a marca de R$ 288 bilhões.

“O presidente Lula, numa manifestação pública de botequim, disse que temos risco de desabastecimento de arroz, o que é mentira. Fake news na boca de quem está no Planalto não tem problema? A safra já estava colhida, nos armazéns, e nós temos produção de arroz no Centro-Oeste com bastante volume”, afirmou o vice-governador.

“Então, faz o leilão de compra do arroz, se viu o escândalo dos compradores do arroz neste leilão. Uma coisa que deu errado na década de 1980 e vamos voltar a fazer, tabelando o preço de produção? Quem vai ser afetado por isso? O produtor que perdeu uso lá no Sul. Pois ele já tinha recolhido sua produção. Não basta a desgraça ambiental, mas a desgraça governamental vai cair sobre os agricultores”, criticou Simões.

Recorde na produção

O vice-governador comemorou o crescimento da produção do agronegócio em Minas e afirmou que o estado está superando o problema de tratar o agricultor como inimigo da questão ambiental.

“Ninguém é capaz de viver sem produção agrícola, apesar disso é muito comum que nós agricultores sejamos tratados como adversários da sociedade. Precisando trazer as crianças para mais perto, os adultos também perderam o timing, precisamos sensibilizar os mais jovens sobre o papel que a produção rural tem na economia e na vida das pessoas”, afirmou.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.