A manhã desta segunda-feira (26) ficou marcada pelo encontro entre Lula, presidente da República, Gianni Infantino, presidente da Fifa, e Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os três se reuniram em Brasília para falar principalmente sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será disputada no Brasil.
Além dos três, o vice-presidente da CBF, Gustavo Dias Henrique, o ministro do Esporte, André Fufuca, e o treinador da seleção brasileira masculina, Carlo Ancelotti, também marcaram presença na reunião no Planalto. Pouco depois da fala de Gianni Infantino, Samir Xaud falou sobre o teor da conversa e tratou a Copa do Mundo Feminina no Brasil como um divisor de águas.
“O tema foi futebol feminino. Eu acho que a gente está vivendo um momento ímpar com esse grande evento que se vai ter aqui no Brasil. Vai ser um divisor de águas para o nosso futebol feminino, futebol sul-americano principalmente. E a gente tá aqui com com o presidente Infantino que apoia 100% do evento. Essa parceria tá muito boa”, disse Xaud.
Outro assunto tratado na conversa foi a Copa do Mundo de Futebol Masculino, que se aproxima. O Mundial dos Estados Unidos está marcado para ser realizado entre 11 de junho e 19 de julho. Gianni Infantino falou sobre a força da Seleção Brasileira na competição.
“Falamos também do Mundial masculino, que vai acontecer neste ano nos Estados Unidos, México e Canadá. E claro que o Brasil tem uma Seleção muito preparada e muito forte”, avaliou o presidente da Fifa.
Copa do Mundo de Clubes
Para além das tratativas relacionadas à Copa do Mundo de Futebol Feminino, Lula aproveitou a visita do presidente da Fifa para apresentar a intenção do Brasil em sediar a edição de 2029 do Mundial de Clubes. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Além do Brasil, outros países como Espanha, Marrocos e Catar já manifestaram interesse em receber a competição. Até o momento, porém, nenhuma candidatura foi oficialmente protocolada junto à Fifa, e o processo segue em aberto. A primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes foi realizada nos Estados Unidos, em 2025.