O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu a taxação de compras internacionais com a finalidade de proteger a indústria brasileira. O plenário deve votar nesta terça-feira (4) o projeto de lei que prevê a taxação de 20% das compras internacionais de até US$ 50. A matéria já foi aprovada pela Câmara dos Deputados.
A cobrança foi inserida ao texto que trata da criação do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). A iniciativa, de autoria do Poder Executivo, prevê R$ 19,3 bilhões em incentivos tributários para empresas do setor automotivo pelos próximos 5 anos. O relator da matéria,
Na chegada ao Senado, Pacheco defendeu a cobrança para que não haja um tratamento diferenciado. “Me parece, de fato, que se estabelecer uma taxação uniforme entre o que vem do exterior e o que é produzido aqui é algo que vem a calhar para aquilo que nós queremos que é o desenvolvimento da indústria nacional”, afirmou o presidente da Casa.