Ouvindo...

Times

Dino mantém afastamento de desembargadores do TRF-4 por suspeitas de irregularidades na Lava-Jato

Defesa dos desembargadores Loraci Flores de Lima e Thompson Flores recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra afastamentos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, decidiu nesta segunda-feira (20) pela manutenção do afastamento dos desembargadores Loraci Flores de Lima e Carlos Eduardo Thompson Flores, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Dino optou por seguir e confirmar a medida determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro argumentou ser prudente mantê-los afastados até a conclusão do processo administrativo disciplinar aberto contra eles.

Loraci Flores de Lima e Thompson Flores estão afastados desde 15 de abril por decisão do corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão. Àquela sessão, o magistrado determinou ainda os afastamentos da juíza federal Gabriela Hardt, substituta de Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, e do juiz titular Danilo Pereira Júnior.

Leia também

No dia seguinte, 16 de abril, o colegiado do CNJ presidido pelo ministro Luis Roberto Barroso, também presidente do STF, derrubou os afastamento dos juízes e manteve apenas a decisão de Salomão sobre os desembargadores. À ocasião, Barroso classificou o afastamento dos magistrados como arbitrário e desnecessário.

Em relatórios apresentados ao Conselho Nacional de Justiça, o corregedor Luis Felipe Salomão argumenta que a força-tarefa da Lava-Jato e os juízes que atuaram na operação cometeram irregularidades. Ele alega ainda que há indícios de que Gabriela Hardt cometeu os crimes de corrupção, prevaricação e peculato. A inspeção feita pelo CNJ constatou a existência de indícios de uma negociata entre os integrantes da força-tarefa para destinar valores bilionários que seriam supostamente usados por eles.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais