Ouvindo...

Copom reduz Selic para 10,50% ao ano; corte foi de 0,25%

Trata-se do sétimo corte seguido da taxa de juros; nas últimas seis reuniões, o grupo de diretorias do Banco Central (BC) cortou a Selic em 0,5 ponto percentual

Copom divulga a Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (8) reduzir a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, de 10,75% ao ano para 10,50% ao ano.

Nas últimas seis reuniões, o grupo de diretorias do Banco Central (BC) cortou a Selic em 0,5 ponto percentual — o que derrubou a taxa básica de juros de 13,75% para os atuais 10,75%.

Em informe publicado em março após o último corte, o colegiado do Banco Central indicou uma tendência de desaceleração no ritmo de reduções da taxa básica de juros, contrariando o compromisso inicial de manter novos cortes de 0,5 pontos percentuais a cada reunião. A perspectiva do mercado é que 2024 acabe com a Selic em 9,63% — ao invés dos 9% esperados no início deste ano.

O Copom é formado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e por oito diretores. A Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC para controlar a inflação. A taxa tem impacto em todas as taxas de juros do país.

Leia também

Protagonista nas críticas ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, a presidente do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann (PT-PR), repetiu os ataques ao mandatário em publicação nas redes sociais na segunda-feira (6). Ela rebatia as críticas feitas por Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, em entrevista ao Estadão.
“Esses agentes do terrorismo fiscal estão revoltados com a melhora dos fundamentos econômicos do país, e o reinado deles no BC, de Campos Neto, está chegando ao fim”, escreveu. “Só lhes resta estimular a especulação para manter juros altos em favor dos rentistas. Colocam seus interesses acima de tudo, inclusive da razão”, completou ela.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.
Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.