A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) afirmou nesta sexta-feira (3) que a empresa Gol Linhas Aéreas não ofereceu as respostas necessárias a respeito do ocorrido na morte do cão Joca, que morreu, em 22 de abril, depois de a companhia enviar o animal para o destino errado. O cachorro deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), mas foi colocado em uma aeronave que embarcou para Fortaleza (CE).
A Gol informou à Senacon que realizou todos os procedimentos previstos e descritos no manual de transporte aéreo de animais de estimação. “Cumprimos todos os protocolos estipulados pelo Ministério da Agricultura e o Conselho Federal de Medicina Veterinária obrigatórios para o embarque de pets”, respondeu a empresa Gol Linhas Aéreas à notificação da Senacon.
Na avaliação do secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, a resposta da cia aérea foi insatisfatória. “Estamos comprometidos em estabelecer padrões para um transporte de animais de estimação em viagens de forma adequada e confiável, visando evitar futuros incidentes como este. A empresa respondeu à notificação, mas não ofereceu as respostas necessárias para entendermos o ocorrido no transporte do Joca. É pouco!”, afirmou ele.
A Senacon anunciou que irá solicitar informações sobre o laudo do veterinário com a causa da morte, e chamar a Gol para discutir novos procedimentos para embarque de animais.