O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Luiz Ricardo Nascimento, afirmou nesta quinta-feira (2) que o órgão já recebeu contribuições de membros da sociedade civil com o intuito de criar uma legislação para o transporte de animais em voos nacionais.
O diretor da Anac Luiz Ricardo Nascimento detalhou as contribuições recebidas pelo órgão. “Já recebemos inúmeras sugestões que vão desde melhorias nas infraestruturas aeroportuárias passando por modificações técnicas dentro da aeronave, além dos processos de rastreabilidade dos animais e acompanhamento por profissionais de saúde animal e tantos outros. Não é um tema simples, mas tenho absoluta certeza de que com a participação da sociedade, poderemos colocar o Brasil como um país de referência neste transporte”, afirmou ele.
A Anac decidiu abrir a consulta pública após a repercussão da morte do cachorro Joca, que ocorreu em 22 de abril em um voo da Gol.
Companhias aéreas e membros da sociedade civil poderão enviar sugestões até 14 de maio. Luiz Ricardo lamentou a morte do cão e destacou que o órgão vai discutir uma legislação mais humana.
“Gostaria de dar um abraço no João, que é tutor do Joca. Ninguém tem dúvida do tamanho que é a dor do pai quando perde filho ou seu pet. Não pode essa dor ser maior que a vontade de todos nós fazermos um transporte de pet mais humano possível”, destacou ele.