O ex-deputado estadual Anselmo José Domingos vai assumir o posto de secretário de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Ele substituirá Castellar Guimarães Neto, que pediu exoneração do cargo. À Itatiaia, Anselmo confirmou o aceite ao convite. A nomeação dele deve ser oficializada pelo prefeito Fuad Noman (PSD) ainda nesta semana.
A secretaria de Governo é responsável, por exemplo, pela interlocução com a Câmara Municipal. Na Assembleia Legislativa, Anselmo José Domingos era representante do Partido Trabalhista Cristão (PTC), agora chamado de Agir. Hoje, ele está filiado ao União Brasil.
"(Será) um desafio dificílimo, mas importante para nossa cidade. Ainda teremos uma reunião com o prefeito para definir as prioridades junto à Câmara e as questões da nossa cidade. Tive experiência como vereador e também como deputado — com votação na cidade”, disse Anselmo.
A entrada de Anselmo José Domingos na equipe de Fuad Noman acontece a reboque da saída de secretários municipais
Ex-vereador de BH, Anselmo é próximo do presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele, inclusive, trabalhou no gabinete de Pacheco.
Quatro exonerações
Fuad Noman e Marcelo Aro adotaram tom amistoso ao anunciar a saída dos secretários. Além de Castellar, pediram exoneração Fernando Motta (Desenvolvimento Econômico), Roberta Rodrigues (Educação) e Zé Reis (Meio Ambiente).
O desembarque dos quatro não representa rompimento das relações entre o prefeito e o secretário do governador Romeu Zema (Novo). Prova disso é que os vereadores ligados a Aro seguem na base aliada à prefeitura na Câmara Municipal.
Para o posto de Meio Ambiente, um dos cotados é o ex-deputado estadual Célio Moreira.