Ouvindo...

Justiça Eleitoral define substitutos de vereadores cassados em BH; saiba quem assume

Dupla substituirá Wesley Moreira e Cesar Gordin, cassados por fraude à cota de gênero na montagem da chapa do Pros

Professora Nara e Preto passarão a compor a Câmara Municipal de BH

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) oficializou, nesta quinta-feira (21), que Preto, que concorreu pelo extinto DEM em 2020, e Professora Nara (Rede), vão assumir as duas vagas disponíveis na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). A dupla tomará posse por causa das cassações de Cesar Gordin (Solidariedade) e Wesley Moreira (PP).

Preto e Professora Nara foram proclamados “herdeiros” dos dois mandatos após sessão de retotalização dos votos dados na última corrida à Câmara de BH, em 2020. O procedimento foi necessário porque os votos da chapa do Pros, partido que abrigou Gordin e Wesley na eleição municipal de quatro anos atrás, foram anulados por fraude à cota de gênero.

O DEM, partido de Preto em 2020, se fundiu ao PSL para formar o União Brasil. Ele já foi vereador na capital mineira. Professora Nara, por sua vez, estreará no Legislativo belo-horizontino.

Foi a segunda retotalização dos votos feita em BH nesta legislatura. No ano passado, a Justiça Eleitoral também anulou os votos dados ao PRTB por fraude à cota de gênero. A decisão provocou a cassação de Uner Augusto, que foi substituído, justamente, por Cesar Gordin.

Quem são os novos vereadores?

Nara, que se define como “professora da quebrada”, já atua na Câmara Municipal. Isso porque ela integra a equipe do gabinete do presidente da Casa, Gabriel Azevedo (MDB). Para tomar posse como vereadora, Nara será exonerada do cargo que ocupa.

Professora Nara disputou a eleição de BH em 2020 pela Rede Sustentabilidade

Preto, cujo nome de batismo é Wagner Messias, por sua vez, deixou a Câmara em 2020, após não conseguir ser reeleito. Ele chegou a ser líder de governo durante parte do mandato do ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB).

Wagner Messias, o Preto, voltará à Câmara de BH após hiato

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.