Ouvindo...

Flávio Dino toma posse no Supremo Tribunal Federal e põe fim à carreira política

Cerimônia acontece três meses após indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e cerca de dois meses depois da aprovação na sabatina do Senado

Flávio Dino deve permanecer no Supremo Tribunal Federal (STF) por 19 anos

Ministro da Justiça no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino pôs fim à trajetória política nesta quinta-feira (22) ao tomar posse no Supremo Tribunal Federal (STF). Indicado por Lula em novembro passado e aprovado em sabatina com o apoio de 43 senadores, Dino herda a cadeira desocupada com a aposentadoria da ministra Rosa Weber. Nos últimos quatro meses, a Corte julgou processos com apenas dez ministros, e, a partir de agora, retoma o número previsto no regimento do tribunal: 11 ministros.

A cerimônia de posse de Flávio Dino reuniu cerca de 800 convidados no palácio do Supremo Tribunal Federal, à praça dos Três Poderes. O presidente Lula e os presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), estiveram presentes na solenidade que sacramenta o retorno de Dino à carreira jurídica, construída em 12 anos como juiz do Tribunal do Maranhão.

Leia também

Esta é a primeira posse presidida por Luís Roberto Barroso na Corte, e ele decidiu quebrar o protocolo rendendo elogios a Flávio Dino. “Agora não dá para voltar atrás”, brincou. “A presença maciça nesse plenário de pessoas de visões políticas mais diversas documentam como o agora ministro Flávio Dino é uma pessoa respeitada e querida pelas comunidades política e jurídica”, afirmou. “E a presença das mais diversas visões documentam a vitória da democracia, da institucionalidade e da civilidade. Nós o recebemos aqui com muita alegria. A vida é dura, mas é boa porque nos dá o privilégio de servir o país sem nenhum outro interesse que não seja o de fazer um país melhor e maior”, acrescentou.

A posse de Flávio Dino encerra a lista de indicações do presidente Lula para o STF neste terceiro mandato à frente da presidência da República. Antes de Dino, Lula garantiu a entrada de seu advogado, Cristiano Zanin, na Corte, em agosto do ano passado. As próximas mudançcas no tribunal estão previstas para ocorrer em 2028, 2029 e 2030, com as aposentadorias de Luiz Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.