Ouvindo...

Times

Atos antidemocráticos: Barroso nega 192 pedidos de suspeição e impedimento de Moraes

Na lista, está um questionamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, negou, nesta terça-feira (20), 192 pedidos de suspeição e impedimento do ministro Alexandre de Moraes das relatorias das investigações sobre atos antidemocráticos. Na lista, está um questionamento da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os réus sustentavam que Moraes disse em entrevistas que ele seria “vítima nos processos do 08 de janeiro”, em alusão aos ataques aos Três Poderes, em Brasília, no início do ano passado.

Leia também

Barroso, no entanto, classificou as alegações como “genéricas e subjetivas”. “Consoante pacífica jurisprudência da Corte, a ausência de demonstração da situação objetiva a sustentar o pedido de impedimento obsta seu prosseguimento.”

Além disso, o presidente do STF afirmou que os fatos narrados na petição inicial “não caracterizam, minimamente, as situações legais que impossibilitam o exercício da jurisdição pela autoridade arguida”.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais