Ouvindo...

PF intima general Heleno, ex-GSI, para depor sobre espionagem na Abin

O depoimento está marcado para a próxima terça-feira (6)

O ex-ministro-chefe do GSI, General Heleno

A Polícia Federal intimou general Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para prestar esclarecimento sobre o suposto monitoramento ilegal praticado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante a gestão de Alexandre Ramagem. O depoimento está marcado para a próxima terça-feira (6).

No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a Abin era subordinada ao GSI. Ramagem, ex-diretor-geral da instituição, foi alvo de buscas na última semana.

Leia também

O ex-diretor da Abin e pré-candidato a prefeitura do Rio de Janeiro pelo PL é alvo de uma operação que investiga o uso de um software israelense para espinionagem ilegal de autoridades, jornalistas e adversários políticos do governo de Jair Bolsonaro.

A operação “Vigilância Aproximada” apura a presença de uma organização criminosa que teria se infiltrado na Abin com o propósito de realizar monitoramento ilegal de autoridades públicas e indivíduos. De acordo com as pesquisas, o grupo utilizava ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.