O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta quarta-feira (24), que o programa Voa Brasil, que irá oferecer passagens aéreas com preço máximo de R$200, será lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 5 de fevereiro. Silvio Costa concedeu uma entrevista coletiva, no Palácio do Planalto, após uma reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que serviu para discutir um pacote de medidas para alavancar o setor da Aviação, incluindo ações para reduzir o preço do Querosene de Aviação (QAV). “Há uma sensibilidade da Petrobras de poder discutir a questão do QAV. Estamos discutindo a melhor formatação com as companhias aéreas e com a Petrobras”, revelou o ministro.
Uma reunião está marcada para o dia 1 de fevereiro para discutir medidas para reduzir o preço do QAV. O encontro deve contar com as presenças do ministro Silvio Costa Filho e do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. A iniciativa, segundo o ministro, faz parte do Plano de Fortalecimento da Aviação Brasileira, que deve ser apresentado na semana que vem. “Fizemos a primeira reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, onde foi discutido o QAV, e faremos uma nova reunião na próxima quinta-feira, para avançarmos na questão do Querosene de Aviação. Nos próximos dias, estaremos dialogando com as companhias aéreas e com a Petrobras, para que a gente possa apresentar uma proposta na próxima semana”, adiantou.
O ministro Silvio Costa revelou que o governo federal pretende lançar, em até 10 dias, um fundo de financiamento para o setor da Aviação, de até R$6 bilhões. A fonte de custeio do fundo ainda está sendo costurada pelos ministros Silvio Costa Filho, Rui Costa, além do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Nós iremos apresentar ao país um fundo de financiamento da aviação brasileira, para que as empresas aéreas possam buscar crédito, se capitalizar, e com isso, poder ampliar investimentos na aviação, que vão desde de refinanciamento de dívidas, investimentos em manutenção, como também compra de aeronaves”, destacou o ministro Silvio Costa.
O governo pretende discutir a abertura do mercado brasileiro, para a chegada de novas companhias aéreas e a criação de novas empresas, por meio de parcerias com companhias internacionais. “Depois de avançarmos no QAV, e de avançarmos em novas operações de crédito, nós queremos discutir com o Poder Judiciário a judicialização, a gente discutir a necessidade de compra de novas aeronaves, a gente tem discutido com novas companhias aéreas que querem vir para o Brasil, não só internacionais, mas também grupos brasileiros que querem fazer novas companhias”, destacou Silvio Costa. O ministro destacou, ainda, que o governo também prevê o investimento na construção de novos aeroportos, por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Silvio Costa Filho disse que o país registrou um aumento de 15% no número de passageiros do setor aéreo, passando de 98 milhões, em 2022, para 115 milhões de passageiros, em 2023. A meta do governo federal para 2024 é ampliar para 125 milhões de passageiros nos aeroportos.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.