Ouvindo...

Senado começa a analisar, nesta terça-feira (24) PEC que limita decisões do Supremo

Texto prevê que magistrados do STF não poderão cassar atos dos presidentes da República, do Senado ou da Câmara por meio de decisão monocrática

Senado Federal

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que impõe limites às decisões individuais do Supremo Tribunal Federal (STF), deve começar a ser analisada nesta terça-feira (24) no Senado Federal. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o texto vai ser discutido, conforme prevê o regimento, ou seja, em cinco sessões antes que vá ao plenário. Pode ser que três das cinco sessões aconteçam nesta semana e as outras duas na próxima semana.

Além de limitar decisões monocráticas, a PEC também revê as regras para pedidos de vista, ou seja, mais tempo pra análise nos tribunais superiores. O texto, do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), surgiu em meio às discussões provocadas por pautas que eram discutidas, ao mesmo tempo, no STF e no Congresso. E que ainda apresentavam decisões divergentes, como no caso do marco temporal para demarcação de terras indígenas e a descriminalização das drogas, além de um debate sobre mandatos para ministros da Suprema Corte.

O texto ainda prevê que magistrados do STF não poderão cassar atos dos presidentes da República, do Senado ou da Câmara por meio de decisões monocráticas.

Repórter da Itatiaia em Brasília