Ouvindo...

Conclave: conheça Jean-Claude Hollerich, cardeal progressista cotado para o cargo de papa

Cardeal Jean-Claude Hollerich já esteve entre os conselheiros do papa Francisco e foi ordenado ao cargo por ele

Hollerich liderou o Sínodo sobre Sinodalidade e redigiu seu documento final

O cardeal Jean-Claude Hollerich é um dos candidatos ao cargo de papa, depois da morte de Francisco. Ele é jesuíta e se posiciona como um progressista. O religioso defende a ordenação de mulheres ao cargo de sacerdote, apoia a benção da união de casais homoafetivos e é aberto ao debate de flexibilização do celibato sacerdotal.

Jean-Claude Hollerich nasceu em 9 de agosto de 1958 em Differdange, uma vila na fronteira com a França. O cardeal cresceu na cidade de Vianden, na fronteira com a Alemanha, então aprendeu francês e alemão desde jovem. Ele também passou muitos anos no Japão, aprendendo o idioma e fazendo cursos de teologia.

Leia também

Como seminarista, estudou por três anos em Roma, onde aprendeu italiano e fez os cursos básicos de ordenação em filosofia e teologia. Ele se tornou cardeal em 2019 e foi um dos conselheiros do papa Francisco em 2023. De 2021 a 2024, Hollerich liderou o Sínodo sobre Sinodalidade e redigiu seu documento final.

Conclave já tem data para acontecer

O conclave, processo que vai eleger o substituto do Papa Francisco, já tem data marcada para acontecer: dia 7 de maio. A data foi anunciada nesta segunda-feira (28) após reunião da quinta Congregação Geral.

Já são 180 cardeais no Vaticano, sendo que 100 deles estão aptos a votar e a serem votados na eleição. Para o conclave seriam 135 cardeais com direito a voto no total, mas dois estão doentes e não poderão participar.

Não se sabe quanto tempo dura o conclave. Só sabemos que, quando a porta da Capela Sistina for fechada à chave e o “extra omnes” - fora todos - for dito, a eleição só termina quando a fumaça branca indicar que a Igreja Católica em um novo papa.

Quem são os favoritos para serem o novo Papa?

A imprensa internacional já selecionou alguns nomes entre os favoritos para a sucessão do papa Francisco. Na lista, estão europeus, africanos e asiáticos, mas nenhum brasileiro.

Veja os nomes a seguir:

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.