Ataque russo à Ucrânia deixa três crianças feridas na véspera de Ano Novo

Após possível ofensiva ucraniana à casa do presidente Vladimir Putin, exército russo realiza bombardeio com drones no sul do país

Casa do presidente russo teria sido atacada pelo exército ucraniano

O exército russo realizou nesta terça-feira (31) um ataque por drones na cidade de Odessa, localizada no sul da Ucrânia. Seis pessoas ficaram feridas após o bombardeio, entre elas, três crianças.

De acordo com o Serviço de Emergência Ucraniano, a ofensiva ocorreu em uma área residencial e atingiu quatro prédios, além da rede elétrica local. Segundo Oleh Kiper, chefe da administração militar regional, dez subestações que abastecem a região foram atingidas apenas em dezembro.

Os ataques acontecem após o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmar que o exército ucraniano teria atacado a residência do presidente Vladimir Putin com 91 drones de longo alcance entre os dias 28 e 29 de dezembro

Um ataque ucraniano realizado durante a terça-feira (30) teria atingido também a infraestrutura portuária e um gasoduto em Tuapse, cidade situada a nordeste do Mar Negro.

Os bombardeios ocorrem em meio a nova rodada de esforços diplomáticos para pôr fim à guerra. No domingo (28), os presidentes dos EUA e da Ucrânia, Donald Trump e Volodymyr Zelenski se encontraram em um resort na Flórida. Segundo Trump, um acordo está “mais próximo do que nunca”.

Entre janeiro e novembro, mais de 2.300 civis ucranianos morreram e 11 mil ficaram feridos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O número representa uma alta de 26% em relação ao mesmo período em 2024 e de 70% em relação a 2023.

*Sob supervisão de Edu Oliveira

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...