Ouvindo...

Conclave: conheça Charles Maung Bo, cardeal de Mianmar que pode se tornar o novo papa

O atual arcebispo de Yangon, cidade em Myanmar (Birmânia), é o primeiro e único cardeal do país

Charles Maung Bo tem 76 anos e foi nomeado cardeal em 2015

Com a morte do papa Francisco, os cardeais do mundo todo se preparam para eleger o novo líder da Igreja Católica. O conclave irá reunir 252 cardeais, no qual apenas 135 são aptos a votar — aqueles que têm mais de 80 anos não são aptos a votar.

Entre os cotados para ser eleito papa está o birmanês Charles Maung Bo, de 76 anos, atual arcebispo de Yangon, cidade em Myanmar (Birmânia). Ele é o presidente da Federação das Conferências Episcopais da Ásia e foi nomeado cardeal em 2015, tornando-se o primeiro e único de seu país.

O arcebispo pediu diálogo e reconciliação em uma Mianmar marcada pelo conflito. Após o golpe militar de 2021, ele pediu aos manifestantes da oposição que não incitassem ou cometessem atos de violência.

Leia também

Charles Maung Bo é membro de uma minoria étnica, ele defendeu os rohingya, de maioria muçulmana e perseguidos. Ele também se manifestou contra o tráfico de pessoas, que atrapalha a vida de muitos jovens birmaneses.

Veja as opiniões de Charles Maung Bo em temas polêmicos para a Igreja Católica:

  • Ordenação de mulheres: contra
  • Benção a casais LGBT+: já deu declarações ambíguas
  • Celibato opcional: contra
  • Foco em mudanças climáticas: a favor
  • Comunhão para divorciados e pessoas que casaram de novo: a favor

Conforme as normas do vaticano, a escolha do novo papa deve acontecer entre 15 e 20 dias após a morte do antigo pontífice. A data específica ainda não foi divulgada, mas estima-se que o próximo conclave se iniciará entre os dias 6 e 11 de maio.

*Com informações de AFP

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.