Nascido na Suíça em 1949, filho de pais suecos, Anders Arborelius cresceu em um dos países mais protestantes e secularizados do mundo. Ainda adolescente, após contato com católicos suíços e com as Irmãs Bridgettine (congregação religiosa católica), despertou o desejo por uma fé mais profunda. Aos 20 anos, em 1969, tomou uma decisão incomum em sua realidade: converteu-se ao catolicismo.
Inspirado pela leitura de ‘História de uma alma’, de Santa Teresa de Lisieux, ingressou na Ordem dos Carmelitas Descalços dois anos depois. Estudou teologia e filosofia na Bélgica e em Roma, além de línguas modernas na Universidade de Lund. Foi ordenado padre em 1979 e, por muitos anos, viveu no convento carmelita de Norraby.
Em meio às especulações sobre o futuro da Igreja Católica, Arboelius é visto
Primeiro bispo católico sueco
Sua trajetória deu um passo histórico em 1998, quando foi nomeado bispo de Estocolmo por João Paulo II, tornando-se o primeiro sueco a ocupar esse cargo desde a Reforma Protestante. Em 2017, o
Desde então, Arborelius tem ocupado espaços importantes na Igreja, sendo membro de diversos dicastérios no Vaticano, como o Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, a Congregação para as Igrejas Orientais e o Conselho para a Economia.
Compromisso com os necessitados
Seguindo a linha do Papa Francisco, Arborelius tem como marca o compromisso com os migrantes, a solidariedade com os países mais pobres e o diálogo entre religiões. Ele acredita que a presença da Igreja na Suécia cresce justamente pelo acolhimento e pelas conversões.
Como presidente da Conferência Episcopal da Escandinávia, trabalha também para promover a união entre diferentes denominações cristãs, em um país de maioria protestante. Foi um dos protagonistas da visita do Papa à Suécia em 2016, que celebrou os 500 anos da Reforma Luterana em um gesto de reconciliação histórica.
Com sua trajetória marcada pela coragem da conversão e pelo serviço, Anders Arborelius se tornou uma figura importante para o catolicismo na Suécia — e para a Igreja Católica.