Ouvindo...

Mais de 120 mil pessoas foram ao velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro

Milhares de fiéis formaram longas filas nos últimos dias, mas esta sexta-feira (25), as filas estão maiores

Mais de 120 mil pessoas já estiveram presentes no velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, desde o início do velório, na quarta-feira (23). Essa quantidade de fiéis foi contabilizada até as 8h do horário local (3h do horário de Brasília) desta sexta-feira (25), informou o Vaticano.

Milhares de fiéis formaram longas filas nos últimos dias, mas esta sexta-feira (25), as filas estão maiores. A Basílica de São Pedro foi aberta por volta das 7h do horário de Roma (2h em Brasília) e será fechada mais cedo do que nos outros dias, às 19h (14h em Brasília), para o rito de fechamento do caixão.

Nos demais dias de velório, a maior igreja do mundo foi fechada para visitação de fiéis por volta de 01h e 00h do horário de Roma. O funeral do papa Francisco será neste sábado (26), e terá a presença de diversos líderes mundiais.

Nesta sexta-feira (25), às 19h30 em Roma (14h30 em Brasília) se iniciará a cerimônia de fechamento, presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica. Outros cardeais também estarão presentes na cerimônia.

Leia também

Às 20h (15h em Brasília), o caixão será fechado e continuará na Basílica de São Pedro até o sábado (26), onde haverá uma Missa Solene e o cortejo fúnebre até a Basílica de Santa Maria Maior, onde o corpo do papa será sepultado.

Depois do sepultamento, há um período de missas e homenagens na Basílica de São Pedro, ritual conhecido como Novendiales, até o dia 4 de maio. Já conclave deve iniciar entre os dias 6 e 11 de maio. O túmulo do papa será aberto à visitação a partir de domingo (27).

O Papa Francisco morreu aos 88 anos na madrugada de segunda-feira (21), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Segundo o médico Sergio Alfieri, do Hospital Gemelli, em Roma, nada poderia ser feito em relação ao pontífice.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.