Pouco depois da
Mas não se engane, a Igreja Católica não está sem comando e muito menos à deriva. Nesse período de transição as decisões são tomadas pelo
Além dele, o Colégio de Cardeais toma as decisões inadiáveis sobre os rumos da igreja católica.
Quem é Kevin Farrell?
Kevin Joseph Farrell nasceu em Dublin, na Irlanda, em 2 de setembro de 1947 e tem 77 anos. Foi nomeado para o cargo de
Ele estudou na Universidade de Salamanca, na Espanha, e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Por fim, se formou em Filosofia e Teologia pela Universidade de São Tomás, em Roma. É sacerdote desde 1978 e serviu a maior parte de sua vida no México e nos Estados Unidos. De acordo com o portal do Vaticano, ele se tornou Cardeal em novembro de 2016, nomeado por Francisco no mesmo ano em que se mudou para o Vaticano para se tornar Prefeito do Dicastério para Leigos, Família e Vida.
Inacreditável
A nomeação como Cardeal foi recebida com incredulidade por Farrell. Em entrevista ao Irish Times em 2016, recuperada hoje pela AFP, ele contou que quando sua secretária, em Dallas, o chamou ao telefone para falar com o Papa Francisco, que queria anunciar a nomeação, ele não acreditou.
“Eu dizia a ela: ‘Não, é um dos meus amigos bispos pregando peças em mim’”, ele contou ao jornal.
Kevin Farrell é conhecido por ser uma pessoa bem-humorada, segundo a AFP.
Responsabilidades após a morte do Papa
O camerlengo é uma espécie de “Papa interino”. Ele tem poderes reduzidos e cuida principalmente de questões administrativas da Santa Sé.
Entre elas está liderar as reuniões e tratativas para os funerais do Papa, convocar o colégio de Cardeais, marcar a data do Conclave e presidir a votação.