O Vaticano confirmou na manhã desta segunda-feira (21)
a morte do papa Francisco, aos 88 anos. O falecimento ocorreu às 7h35, horário de Roma — 2h35 no horário de Brasília. Pouco antes, ele havia dado a tradicional bênção de Páscoa aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
O anúncio oficial foi feito pelo camerlengo do Vaticano, cardeal Kevin Joseph Farrell, responsável por conduzir a Igreja durante o período de sede vacante. Em um comunicado emocionado, Farrell declarou:
"Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma retornou à Casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal. De modo especial, a favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão, por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do papa Francisco ao infinito amor misericordioso de Deus Uno e Trino.”
Jorge Mario Bergoglio (Papa Francisco), argentino, foi o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica e também o primeiro jesuíta a ocupar o cargo. Sua eleição em 2013 marcou uma virada na forma de condução do papado, com forte apelo à simplicidade, justiça social e acolhimento aos excluídos.
Com sua morte, inicia-se oficialmente o período de sede vacante, que
resulta na convocação de um novo conclave para eleger o sucessor de Francisco.
Veja o vídeo
* Sob supervisão de Marina Dias