Ouvindo...

Quem fica no comando da Igreja na ausência do Papa? Entenda o que é o camerlengo

Cargo é ocupado atualmente pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, nomeado por Francisco em 2019; Francisco continua exercendo suas funções no hospital

Papa Francisco nomeou o cardeal Kevin Joseph Farrell como carmelengo em 2016

O Papa Francisco está internado há sete dias no hospital Gemelli de Roma, com quadro de pneumonia bilateral. Segundo o boletim da manhã desta quinta-feira (20) o papa continua suas atividades de trabalho. Caso o pontífice fique incapacitado de exercer suas funções, quem assume é o camerlengo.

O cargo de camerlengo é ocupado atualmente pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, nomeado por Francisco em 2019. Ele é responsável por atuar durante a ausência do papa, durante viagens ou internações ou após a morte do pontífice, presidindo o período chamado de Sé Vacante.

Em caso de morte do papa, o camerlengo é responsável por comunicar a morte ao Cardeal Vigário de Roma, organizar o funeral e conduzir o conclave.

Para o conclave, o camerlengo decide o dia que devem iniciar as Congregações Gerais para a preparação da eleição do novo papa e recebe o juramento dos cardeais sobre a observância do segredo do voto.

Leia também

Internação do papa

O pontífice de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral - quando a doença afeta ambos os pulmões - na terça-feira (18).

O boletim médico divulgado na noite de quarta-feira (19) destacou que as condições clínicas são ‘estáveis’ e com ‘ uma leve melhora, especialmente nos índices inflamatórios’ dos exames de sangue avaliados pela equipe médica.

O papa está há 7 dias no hospital Gemelli de Roma, onde foi internado na última sexta-feira (14).


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde