Ouvindo...

Papa Francisco é hospitalizado para tratar bronquite, diz Vaticano

O pontífice sofre de bronquite desde a semana passada; quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido

O papa Francisco, de 88 anos, foi internado em um hospital de Roma nesta sexta-feira (14) devido a uma bronquite, segundo um anunciou da Santa Sé. O pontífice argentino apresentou dificuldades para respirar nos últimos dias e delegou aos seus assistentes a leitura de alguns discursos. Francisco foi internado após as audiências matinais, informou o Vaticano.

No último domingo (9), o papa precisou delegar a leitura de um discurso a um assessor, durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, polícia e agentes de segurança. Nessa quinta-feira (13), a Santa Sé anunciou que o Pontífice realizaria as reuniões em sua casa no Vaticano pelos próximos dias. Na véspera, o líder da Igreja Católica já havia pedido a um assessor que lesse seu catecismo em sua audiência semanal, porque ele estava com um “resfriado forte” que dificultava sua “fala”.

Depois de passar o discurso a um assessor durante a homilia deste domingo, o Papa retomou a leitura para a oração mais curta do Angelus, onde rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo.

“Rezemos pela paz (...) Que as armas se calem em todos os lugares e que os gritos dos povos que pedem paz sejam ouvidos” disse Francisco no final da oração do Angelus.

Há uma semana, o Pontífice já parecia um pouco sem fôlego durante sua oração do Angelus.

Leia também

O chefe da Igreja Católica, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. As doenças o forçaram a adiar excursões ou descansar por alguns dias devido a dores no joelho e no quadril, e até mesmo a passar por uma cirurgia abdominal.

Em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido.

Em dezembro do mesmo ano, também devido a uma bronquite, o pontífice desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas. E no final de março de 2024, o jesuíta argentino, eleito papa em 2013, cancelou na última hora sua participação na Via-Crúcis do Coliseu de Roma. Poucos dias depois, no entanto, consegui celebrar a missa da Páscoa.

Apesar dos vários problemas de saúde, Francisco mantém uma agenda repleta de audiências e tarefas, com até 10 compromissos por manhã. Também prosseguiu com as viagens, como em setembro, quando fez a deslocação mais longa do seu pontificado, uma jornada de 12 dias que o levou a Papua-Nova Guiné, Timor Leste, Indonésia e Singapura.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais